segunda-feira, 18 de abril de 2016

No Dia Nacional do Livro Infantil, conheça 14 autores que encantaram crianças de diversas gerações





Monteiro Lobato

É no dia do aniversário de Monteiro Lobato, 18 de abril, que se comemora o Dia Nacional do Livro Infantil. A seguir, nossa homenagem a alguns dos principais escritores brasileiros que encantaram diversas gerações de crianças, como Lobato (1882-1948). Com os personagens de seu Sítio do Pica-pau Amarelo, ele fez história. Seu primeiro livro para crianças foi 'A Menina do Narizinho Arrebitado', em 1920.

http://cdn.oas-c17.adnxs.com/RealMedia/ads/Creatives/default/empty.gif/0






Tatiana Belinky

Tatiana Belinky nasceu na Rússia, em 1919, mas aos 10 anos já vivia no Brasil. Ela escreveu mais de 270 livros, entre eles 'Coral dos Bichos', 'O Livro das Tatianices' e 'Transplante de Menina'. Foi também tradutora e adaptou importantes obras da literatura universal para crianças. E será eternamente lembrada por ter sido a primeira pessoa, ao lado do marido, a adaptar a obra de Lobato para a televisão. Morreu aos 94, em 2013





Ruth Rocha

Prestes a completar 50 anos de carreira (2017), Ruth Rocha é, aos 85 anos, uma das mais escritoras de livros infantojuvenis mais queridas do País. Já publicou mais de 130 livros (e olha que ela começou aos 38!) e entre seus maiores sucessos está 'Marcelo, Marmelo, Martelo', que já vendeu mais de 700 mil exemplares.








Ana Maria Machado

Autora de 'Bisa Bia, Bisa bel', entre outros sucessos de público e de crítica, Ana Maria Machado nasceu em 1941 e é imortal da Academia Brasileira de Letras desde 2003. Ela escreve, também, para adultos. Ao longo de mais de 40 anos, publicou mais de 100 livros que venderam, juntos, 20 milhões de exemplares. É traduzida em 20 idiomas.

http://cdn.oas-c17.adnxs.com/RealMedia/ads/Creatives/default/empty.gif/0





Cecília Meireles

Cecília Meireles (1901-1964) escreveu mais para adultos, mas o infantil 'Ou Isto Ou Aquilo' é uma pequena obra-prima poética. Publicado em 1964, traz poemas como 'O Último Andar', 'A Flor Amarela' 'O Vestido de Laura' e 'Ou Isto ou Aquilo' e continua encantando as crianças e adultos.






Mauricio de Sousa


Com suas histórias em quadrinhos e personagens como Mônica, Cascão, Cebolinha e Magali, Mauricio de Sousa despertou em muitas crianças o gosto pela leitura. O escritor e desenhista completou 80 anos em 2015 e continua inovando em suas histórias.







Ziraldo

Nascido em 1932, Ziraldo criou personagens e livros inesquecíveis como 'O Menino Maluquinho', que virou filme depois, 'Flicts', 'O Bichinho da Maçã', entre tantas outras obras. É um dos escritores brasileiros mais traduzidos.








Eva Furnari


Eva Furnari nasceu em Roma em 1948, mas vive em São Paulo desde os dois anos. Arquiteta, ela começou a carreira de escritora e ilustradora nos anos 1980 e já publicou cerca de 60 livros. Entre seus sucessos estão 'Bruxinha Zuzu e Gato Miú', 'Problemas Boboridos' e 'Felpo Filva', entre tantos outros títulos.







Pedro Bandeira

O santista Pedro Bandeira começou sua carreira literária com o infantil 'O Dinossauro Que Fazia Au-Au', mas depois se especializou em livros juvenis, com destaque para 'A Droga da Obediência e outros da série 'Os Karas', e 'A Mar
ca de Uma Lágrima'. Mais tarde, voltaria a escrever para crianças menores e hoje é um dos escritores mais queridos da molecada.






Mary e Eliardo França


Mary e Eliardo França são os criadores dos famosos 'Pingos'. A coleção “Os Pingos” surgiu da junção dos conceitos pedagógicos e da vontade de fazer uma história diferente com personagens fixos. É do casal, ainda, a autoria de outras obras clássicas, como 'A Bota do Bode', 'A Boca do Sapo' e 'Chuva', da coleção 'Gato e Rato'.










Marina Colasanti

Filha de italianos, Marina Colasanti nasceu em 1937 na Eritreia e chegou ao Brail em 1948. Entre seus livros esrão 'Breve História de Um Pequeno Amor', infantil que venceu o Livro do Ano de Ficção do Jabuti 2014, 'O Nome da Manhã' e 'Cada Bicho Seu Capricho'. Para conhecer mais sobre a trajetória da poeta, a dica é o livro de memórias 'Minha Guerra Alheia'.






Lygia Bojunga

Nascida em Pelotas em 1932, Lygia Bojunga ganhou dois importantes prêmios internacionais, o Hans Christian Andersen (1982) e o Memorial Astrid Lindgren (2004). É autora de 'A Bolsa Amarela', 'A Casa da Madrinha' e '7 Cartas e 2 Sonhos'. Nunca evitou assuntos considerados difíceis, como suicídio, assassinato e abandono.






Sílvia Orthof

Silvia Orthof (1932-1997) publicou seu primeiro livro infantil em 1981 e outros cerca de 120 se seguiram a ele - alguns viraram peça de teatro. É autora de 'A Vaca Mimosa e a Mosca Zenilda', 'Os Bichos que Tive', 'O Sapato Que Miava', 'Ponto de Tecer' e o 'Cavalo Transparente', entre outras obras.













Maria Clara Machado


Fundadora da escola de teatro O Tablado, Maria Clara Machado (1921-2001) escreveu mais de 30 peças infantis e essa vocação a acompanhou na literatura infantil. Pluft, O Fantasminha é um de seus personagens mais famosos. Escreveu, ainda, 'A Bruxinha Que Era Boa' e 'O Cavalinho Azul.










Fonte: Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário