quarta-feira, 10 de julho de 2013

ESGOTOS A CÉU ABERTO, UMA FERIDA SOCIAL EXPOSTA!

     Matéria produzida pela estudante Tainá Favaretto de Jesus da EBM Marechal Rondo para o concurso Maratona do Conhecimento - Estudante Repórter, 
sob orientação do professor Maycon Israel Velho.

     Os esgotos a céu aberto causam muitos problemas a nós seres humanos, animais e demais seres vivos. Além do mau cheiro e aparência desagradável, as doenças causadas, podem variar deste simples sintomas como  dores de cabeça, musculares, febres, bem como, doenças mais graves que podem até mesmo levar a morte. As principais vítimas são as crianças, que por não saberem o risco que correm, às vezes até brincam nestes locais contaminados.

     Edson Souza Liz de 41 anos, relata que  próximo à sua residência há  um esgoto a céu aberto. “Meu filho adora brincar na rua, e um dia desses, caiu dentro do esgoto. Ele teve febre e muitas dores no corpo, felizmente, não foi preciso levá-lo ao hospital, pois os sintomas logo passaram... Imagina se isso tivesse acontecido num momento em que não tivesse ninguém por perto, poderia ter acontecido uma verdadeira tragédia, sem falar, nos perigos constantes de sermos contaminados mesmo sem contato direto. Sabemos que todos temos que cuidar da nossa casa, da nossa rua, enfim do nosso bairro, mas tem coisas que cabem as autoridades competentes, e saneamento básico, como próprio nome diz, é o básico para uma sociedade.” conclui.
     
     A preocupação do Sr. Edson Souza não se resume ao sem entorno, já que, atualmente a falta de saneamento básico pode ser considerada uma ferida social aberta, que expõe a fragilidade de centenas de pessoas que vivem em situação parecida. De acordo com IBGE, no Brasil, 11% dos domicílios têm esgoto a céu aberto no entorno da residência.  Geralmente os bairros mais carentes, localizado nas periferias das cidades são os mais afetados, muitos, por falta de possibilidades financeiras, ou mesmo por desconhecimento convivem com esta triste realidade, e até mesmo acentuam o problema despejando seu dejetos e depositando lixos diretamente em rios e córregos.

     De acordo com a Nadir Firmo Hinghaus, os malefícios do esgoto a céu aberto, são tantos quanto os do lixo nas ruas ‘’Deve-se ajudar  atuando na conscientização da população e na reivindicação de estrutura necessária para a regularização das redes de esgotos, pois mesmo se fazendo o mínimo que for possível que é não depositar lixo nos rios ou em terrenos baldios, reaproveitando o que for possível e fiscalizando o destino que é dado para o esgoto nas cidades, fará muita diferença, pois o que será de nossos filhos, e os filhos deles se não tomarmos atitudes conscientes agora, no presente?  
     
     Ambos concordam que se fazem necessárias ações práticas e urgentes para que se resolva este sério problema, ao invés de se investir em tratamento das doenças e dos sintomas desta chaga, deve-se sim investir em estrutura, em condições básicas e educação de qualidade, agindo diretamente na sua causa.

2 comentários:

  1. esta situação de esgotos à céu aberto, vem de longas datas na cidade. É absurdo vermos ruas e mais ruas com esta falta de saneamento ... parece que a cidade ficou parada no tempo. Esperamos que a Secretaria do Meio Ambiente juntamente com a Secretaria de Obras e Prefeito, agilizem isso em nossa cidade. As pessoas estão cansadas de esperar pela boa vontade do poder público.

    ResponderExcluir
  2. é uma vergonha na minha rua trez casas em lote só soltam esgoto na rua sem fossa sai tudo inteiro o cheiro é horrível eu quando fiz minha casa tive que fazer tudo na lei por que outros não fazem o mesmo cade fiscalizção.

    ResponderExcluir