sexta-feira, 5 de julho de 2013

“Com a corda no Pescoço”

    E lá se foi o primeiro semestre e com ele, para muitos, a expectativa de tirar boas notas e retornar tranquilo às aulas após as férias de inverno.

    A decepção de quem não conseguiu atingir a média e se sente “com a corda no pescoço” pode ser percebida claramente, pois ao contrário do que muitos pensam, nem sempre o tirar nota baixa é sinônimo de preguiça, de falta de comprometimento ou até mesmo de falta de interesse pelos estudos. Muitas vezes o aluno se sente confuso não identificando, com clareza, como deve fazer para estudar e aprender o que estudou.

Cybele Meyer 
    Claro que eu poderia começar dando dicas famosas como: prestar atenção na aula, anotar o que achar importante, estudar em casa diariamente o conteúdo dado em sala, e tantas outras nossas conhecidas. Mas não é esta a minha intenção. O que quero na verdade é que o aluno se conheça e com isso trace seu próprio caminho de estudo alcançando a aprendizagem. Para isto é importante identificar qual a linguagem que o aluno tem potencializada para que consiga se comunicar, primeiramente consigo mesmo, e depois com o seu professor. 
    
     Pareceu confuso? Pois então vou explicar:.

     Temos três canais de comunicação: o visual, o auditivo e o cinestésico. Quem tem o canal cinestésico mais desenvolvido precisa sentir o seu corpo e por isso necessita fazer para aprender; quem tem o canal visual mais desenvolvido necessita ver para aprender e quem tem o canal auditivo mais desenvolvido necessita ouvir para aprender. Vocês perceberam que sempre mencionei “mais desenvolvido”, pois na realidade temos os três canais, sendo que um é mais potencializado que os outros dois.

Diante disso vou fazer três perguntas para que você identifique qual dos seus canais é mais desenvolvido:

1-      Quando o professor está ministrando a aula oralmente você:
a)       Precisa olhar para ele prestando atenção em todos os seus movimentos;
b)       Fica anotando o que o professor fala sem precisar ver o que ele está fazendo;
c)        Fica mexendo na sua mochila ou em outros pertences.

2-       As anotações feitas em seu caderno em sala de aula normalmente têm:
a)       Texto com palavras grifadas com caneta colorida ou marca texto;
b)       Apenas palavras e referências;
c)        Gráficos, mapas conceituais, caricaturas, desenhos, etc.

3-      Nas reuniões em família você:
a)       Fica sentado prestando atenção em tudo que falam ou fazem;
b)       É quem recebe os convidados, conta piadas, conta histórias;
c)        É quem arruma a mesa, traz as bebidas, serve os convidados, etc.
 Resultado:                                                                                                                                                                   Se a letra “a” foi a mais escolhida sua comunicação é a “Visual”                                                      
Se a letra “b” foi a mais escolhida sua comunicação é a “Auditiva”                                                         
Se a letra “c” foi a mais escolhida sua comunicação é a “Cinestésica”

Agora que você já sabe qual é o seu canal de comunicação, vamos às dicas de como estudar e obter melhor aproveitamento.





Comunicação visual: estudar ressaltando com cores diferentes os tópicos importantes, relacionar o conteúdo com as ações/gestos do professor; criar histórias em quadrinhos com o conteúdo.






Comunicação auditiva: ler e estudar em voz alta; substituir a letra de uma música pelo conteúdo e cantá-la, usar diferentes tons de voz para ressaltar o que é importante ou o que apresenta dificuldade.







Comunicação cinestésica: estudar caminhando; mascar chiclete durante o estudo, estudar jogando bolinha na parede ou qualquer atividade que o faça sentir confortável.







Cybele Meyer  Escritora, Educadora, Artista Plástica, Advogada, 
Psicopedagoga, Pesquisadora e Formadora de 
Professores na área de tecnologia aplicada à Educação. 
Suas obras: Inteligências na Prática Educativa, Menina Flor e O Diário de Juliana

Artigo publicado no informativo Lendo e Relendo edição 191.

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