quarta-feira, 12 de junho de 2013

O GUARDADOR DA HISTÓRIA SERRANA

Matéria no Blog produzida pelo estudante Thiago Araújo Soares dos Santos da EBM Marechal Rondon sob orientação do professor Maycon Israel Velho.     

Danilo Thiago de Castro (1919-2006), o fundador do museu “Thiago de Castro”  desde cedo  demonstrou interesse em guardar “coisaradas”, aos 17 anos de idade seu passatempo era juntar objetos pessoais, ninhos de passarinhos, pedras, animais conservados em formol dentre outros.” Inicialmente ele batia de porta em porta, em busca de “velharia”, quando encontrava algo que interessava, oferecia-se para guardar e foi assim, que mais tarde, ficou conhecido pelo seu hobby e muitas pessoas o procuravam oferecendo-lhes relíquias para que guardasse,  aos poucos, foi ampliando seu acervo e o  que no inicio era só uma brincadeira, com o passar do tempo, virou uma pequena coleção de fotos e objetos, guardados em sua própria residência, chegando ao que é hoje, um museu que conta com um acervo que é referência em Santa Catarina” relata um dos funcionários do museu.

     Os relatos dos funcionários deste museu fazem saber como aconteceu essa trajetória que veio a público no ano de 1960 quando Danilo foi convidado a expor seus “guardados” como parte das comemorações  da elevação de Lages a categoria de cidade. O fato aconteceu no clube 14 de junho com presença de autoridades, a sua coleção fez tanto sucesso que chegou num total de 4.224 visitantes em apenas uma semana. Mas tudo isso era só o começo, pois em Junho do mesmo ano, sua coleção particular passou a ser considerada, por lei municipal,  utilidade pública.

     O museu foi inicialmente instalado em um sobrado do pai de Danilo. No ano 1981 porém, acaba fechando as portas, assim permanecendo até 1984, devido a dificuldades em sua manutenção. Em 1993 o museu fecha as portas novamente até que em dezembro de 1996 reabre, e um espaço adequado para colocar o acervo, o antigo Fórum Nereu Ramos que logo após ter passado por reformas, e adaptações tornou-se a sede oficial do museu, onde permanece até hoje.

     É inegável a contribuição e a importância deste espaço cultural, não só para a cidade de Lages, pois o Museu Thiago de Castro, há mais de  60 anos é guardião da história da região serrana oferecendo ao seus visitantes a oportunidade de conhecer ou relembrar fatos, objetos, histórias, fotos, enfim o registro da formação cultural do seu povo. Chama atenção o acervo documental, no qual é possível encontrar registros de fatos e datas importantes da história de região, como por exemplo, o primeiro exemplar do jornal Correio Lageano.


     O Museu está aberto a visitação de terça  à sexta-feira das 8:30 as 12:00 e das 13:30 as 17:30 horas e também no último sábado de cada mês das 09:00 as 12:00 horas.  Atendimento a pesquisa a agendamento de visitas pedagógicas podem ser feitas pelo  e-mail: mhtc_lages@yahoo.com.br ou pelo celular: (49) 9924-1773 c/ Carla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário