quarta-feira, 26 de junho de 2013

Fortaleza de Santa Cruz: história, proteção ambiental e mistérios na Ilha

Matéria publicada no blog - produzida pela estudante do 7° ano Ana Maria Campos, da EMEB Izidoro Marin sob orientação dos professores Luiz Antônio Goulart e Sonia Marisa Silva, para o Concurso Maratona do Conhecimento – Estudante Repórter.


     A Área de Proteção ambiental do Anhatomirim ocupa uma área de 4.612 hectares, sendo 2.648 em área marinha e 1.964 em área terrestre. A APA foi criada em maio de 1992 por Decreto Federal. O objetivo é preservar a sobre vivência do golfinho-cinza, que encontrou ali seu local de alimentação e reprodução. Faz parte da área ainda, a Mata Pluvial Atlântica. Além de fontes hídricas que servem para sobrevivência das comunidades de pescadores artesanais da região. Os golfinhos-cinza são encontrados apenas na costa leste da América Latina, desde a Nicarágua até o sul do litoral brasileiro. Na Baía Norte no estado de Santa Catarina, encontramos uma pequena ilha que abriga a Fortaleza de Santa Cruz, construída em 1739.
    O  nome vem do  idioma tupi-guarani e pode significar “pequena toca do diabo”. Os índios acreditavam que o lugar era mal assombrado, devido aos massacre ocorridos no passado. Na fortaleza existe um túnel com saída para o mar e segundo do historiadores, os massacres ocorriam ali.Um grupo de alunos do Programa Mais Educação da EMEB Izidoro Marin, visitou o local no dia 24 de maio. Observaram as belezas naturais, a história e viram de perto a qualidade da preservação ambiental. Os casarões nos remetem a um Brasil do início da descoberta, das colônias, do império. A fortaleza abrigou a primeira residência oficial. Estes  prédios estão abertos para visitação e são bem  preservados. É indispensável que a visita seja acompanhada por um guia especializado.
     A missão dos homens que viviam na fortaleza na época era impedir a entrada dos espanhóis na ilha. No entanto, os canhões que estão até agora ali, não disparam um tiro sequer, pois os invasores utilizavam entradas alternativas para despistar os soldados da fortaleza. O visitante pode observar ainda o estilo de construção da época, onde no reboco utilizava-se óleo da baleias e outras ligas. A APA do Anhatomirim é um espaço onde os recursos naturais são protegidos em função da sua importância ecológica. Na ilha há um certo grau de ocupação humana, mas com deveres ecológicos e culturais importantes e definidos.



Passeio de escuna dá mais charme ao passeio
Para chegar até a ilha, é preciso agendar a viagem. Feitas por barcos piratas, bem caracterizados. A saída fica num trapiche na praia de Canasvieiras e dentro dos barcos há várias atrações, que vão desde música, encenações e até atores vestidos de pirata que vez em quando surgem sem a gente menos esperar. No mais, uma coisa é certa: será difícil esquecer este passeio pelo tempo e rodeado de belas paisagens e acima de tudo, muito bem preservadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário