quinta-feira, 2 de maio de 2013

Maratona do Conhecimento - Matéria no blog



O Concurso Maratona do Conhecimento tem pontuações diferenciadas para cada publicação. O primeiro artigo, da estudante Beatriz foi publicado na edição de segunda-feira no Correio Lageano.

O segundo artigo, selecionado para publicação no blog, foi enviado por Marcelo Borges da Silva, estudante do 9° ano, do Colégio Motivação, de Correia Pinto sob orientação da professora Neusa Tibes de Lima. Confira, abaixo:

Tecnologia e praticidade


Não é nenhuma novidade que os cadeirantes encontram problemas de acessibilidade, onde quer que estejam; dificuldade de ir trabalhar, ir ao mercado, à padaria.  Coisas do dia a dia que, para quem não é cadeirante, parecem ser simples mas para eles, é difícil. Mesmo com carros adaptados, eles precisam da ajuda de alguém, pois como entrar no carro, guardar a cadeira e seguir viagem, sem a ajuda de terceiros?  

Muitas pessoas enfrentam esses problemas todos os dias. E alguns não têm o carro adaptado, e precisam usar o transporte público. Márcio David enfrenta esses problemas todo dia. Então, em uma reunião de amigos, ele conversou com Gilberto e mais alguns colegas sobre suas dificuldades. Eles ficaram comovidos com a sua situação e começaram a planejar um protótipo. Esse protótipo, mais tarde se tornou o Pratyko, o primeiro veículo desenvolvido especialmente para cadeirantes no Brasil.

O desenvolvimento do protótipo foi feito totalmente em uma oficina caseira, na garagem da casa de Gilberto Mesquita em Correia Pinto. Contou com a ajuda dos professores Sérgio Schütz e João Frank Gil. Junto com Márcio David, os quatro colegas formam a equipe “Mão na Roda”.

Com o carro o cadeirante tem a oportunidade de dirigir sem precisar sair de sua cadeira de rodas. Ele entra no carro através de uma porta traseira, e de um controle. Desce logo um pequeno elevador, que facilita a entrada do cadeirante no veículo. Espaço aqui já não é o problema, já que o Pratyko possui 2,60m de comprimento, 1,60m de largura e 1,55m de altura. Ainda possui um motor de 250 cilindradas, cinto de segurança, vidros elétricos, sensores de distância traseiros e dianteiros e capacidade apenas para o cadeirante.

“O objetivo do projeto é dar independência ao cadeirante”, diz Gilberto. Com o carro, o problema de locomoção dos cadeirantes estará resolvido, pois todos os controles estão ao alcance das mãos. Mas o carro ainda não está disponível para venda. Deve chegar ao mercado na faixa dos 30.000 reais. Centenas de milhares de pessoas serão beneficiadas com o carro. 

A equipe também participou da  ReaTech (Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade), em São Paulo, o que colaborou significantemente para a divulgação do projeto. Agora, a equipe está trabalhando para fabricar o Pratyko em série.

Um comentário:

  1. Parabéns Marcelo Borges!
    Ficamos felizes com sua atuação, e que continuemos a nos orgulhar de toda a equipe de alunos que estão representando nossa escola: Amanda/Camila/Cristian/ Isadora e José Alberto.
    Beijinhos!
    Profª Neusa Lima

    ResponderExcluir