quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Reflexões para os Anos que se Repetem

 Clécio Carlos Gomes

Muito mais do que um ano que termina, ou, o subsequente que se inicia, o momento deve servir para se pensar sobre a real felicidade vivenciada e a responsabilidade que compete a cada um de nós. A finalidade desse artigo não é alimentar uma postura piegas e discursiva, que fala sobre o bem de todos, as necessidades relacionadas às relações saudáveis, sentimentos nobres e evoluídos. Não questiono, de forma alguma, as intenções aplicadas a esses corriqueiros procedimentos manifestos nos meios de comunicação e nas redes sociais. Entretanto, infelizmente, meu atual estágio evolutivo refere-me a um encarnado parco e repleto de limitações, com uma visão limitada e de sentimentos insuficientes para compreender e, com certeza, fixar-me em pontos específicos que não comprazem às confraternizações mundiais de final de ano e nem de falatórios floreados a cerca das belezas e das possibilidades humanas. O que tenho condições para ofertar nesse momento, é apenas a minha análise sobre os fatos ocorridos a minha volta, pela convivência social, e pela observação dos noticiários declamados e publicados nas mídias. Sou restrito, sei disso, e limitado, mas, com todo meu amor, é que entrego aos olhos de cada um, aquilo que agora tenho a capacidade para produzir.

Gostaria muito de nesse momento explodir em alegria e sair saltitante festejando como todos os meus irmãos, as reais conquistas de igualdades entre os homens. Mas não é isso que me motiva, nem mesmo essa atitude que realizarei. Bruto, ou como diria uma amada amiga, tendo o coração peludo, não consigo encontrar razões para participar desses festejos. Aprendi nessa caminhada encarnatória, que saúde mental se delimita pela coerência entre o que se pensa e o que se faz, minimizando ou erradicando fantasias e hipocrisias, por mais penosa que possa vir a ser essa opção. Passei trezentos e sessenta e cinco dias desse ano, ouvindo queixas de diferentes pessoas, em situações que se opunham, em cidades e espaços geográficos alternados. Ou seja, não existe um fato isolado. Muitas pessoas apontando aos seus próximos a culpa sobre eventuais dificuldades e problemas vividos, sempre com a característica de esquiva de seus atos sobre as dificuldades surgidas. Oportunismos se fizeram presentes, entoados por uma conveniência sólida e determinante para conduzir a melhor maneira para exercer e experimentar os sentimentos. Não poderia deixar de falar da comodidade, da preguiça e do ardente desejo para que ocorrências mágicas invadissem a vida de muitos e as transformassem em um verdadeiro conto de fadas.

Convivi com seres assumidamente religiosos, estando regularmente presentes às formalizações de suas seitas e filosofias. Cantando com louvor, orando com ardor, e numa percentagem interessante, relaxando do cansaço do dia a dia, ou atendo-se as tendências da moda nos encontros eclesiásticos vivenciados. Pude estar com muitas pessoas que falavam de Deus e, surpreendentemente, declamavam trechos dos livros com precisão e propriedade. O choque era poder ter a contrapartida, e assim ser sabedor de que a prática rotineira de muitos desses homens e mulheres, em seus lares, no trabalho ou na sociedade em geral, era tomada de um antagonismo ridículo e de uma dinâmica social paradoxal, até mesmo meio psicótica. Minha pequenez se assombra ao ver alguém falando de amor e ao mesmo tempo gritando. Clamando a fraternidade e, negando-se estender suas mãos. Ditando sobre humildade e arrogando-se de seus princípios e de seus pontos de vista, como se esses fossem maiores e melhores do que os demais. Inflamados pelas prerrogativas da evolução e da igualdade e marginalizando os diferentes e a grande massa quase absoluta de errantes que circulam a sua volta. 

Testemunhei, igualmente, mentira, omissões e traições. Um exercício pleno, presente na rotina de muitas indivíduos, ao lado, distantes e, até mesmo dentro do ciclo consanguíneo. Racionalizações, mecanismos de defesa usados em defesa de um ego desconhecido e centrado em suas ignorâncias e desarmonias. Prometer e não cumprir é uma mentira. Chupar a bala e não pagá-la, colocando o papel no bolso, é um furto. Esses e outros, considerados pequenos pensamentos e atitudes, proliferando-se como algo corriqueiro e normal dentro dos valores humanos. Talvez, apenas eu deva ter tido essas convivências, não sei. Estou procurando me centrar no que vivi, abster-me de julgamentos e reduzir ao máximo as generalizações e pré-concepções. Estou simplesmente me permitindo ater-me ao que vi, senti e assim trocar com vocês.

Não menos desagradável e relevante, foram os fatos sociais que estiveram presentes na mídia ao longo dos meses. Vi pessoas ainda passando fome e clamando por qualquer tipo de coisa para colocar na boca, fazendo de conta que se nutrem. Enxerguei irmãos, humanos, assassinando e serem assassinados. Constatei guerras agressivas e intolerantes. Pude perceber as discriminações e diferenciações, onde os que tem o poder se sobressaem em detrimento dos que menos condições possuem. Verifiquei a exploração dos fortes pelos fracos. Uma natureza deteriorada, rações dos mares e dos ventos, reativas aos crimes ambientais provocados sem nenhum tipo de pudor pela vida parceira. Interesses e ambições econômico-financeiras, tirando dos que menos têm, aumentando aos que de maiores aquisições vivem, distanciando cada vez mais tudo o que deveria ser aproximado e interligado. 

A televisão, os jornais e a mídia eletrônica me contou sobre corrupção e os gastos irracionais com eleições, a copa do mundo e as olimpíadas. Ao mesmo tempo falavam sobre a falta de leitos nos hospitais e de policiais nas ruas. Fiquei sabendo de deputados ganhando uma infinidade de honorários, inalcançável por professores ou qualquer outro cidadão que exerça sua responsabilidade social e não percebe sua valorização frente ao desenvolvimento social. Tráfego de crianças para a exploração sexual. Espancamentos de mulheres e de menores. As drogas tomando conta das ruas, de maneira epidêmica, corrompendo as relações afetivas e as possibilidades de construção coletiva. Países vizinhos se digladiando como jovens imaturos que, mimadamente, desejam um novo brinquedinho ou uma saidinha para a balada. Discussões inescrupulosas e sem nenhum tipo de resultado sobre a coisa alguma, levando somente à discórdia, à ira e à reatividade. Enfim, essas foram algumas das cenas reproduzidas ao longo desse ano, repetidas dos anos anteriores e com certeza legadas aos próximos anos que virão. 

Mesmo diante dessa realidade, há uma manifestação universal de todos, o anseio para um mundo melhor e uma vida com mais dignidade e felicidade. Perfeito! Porém, absolutamente miserável e sem noção. Não existirá essa conquista, perpetuando essas posturas. Não precisa ser vidente, jogar búzios, ser médium ou seguir qualquer outro tipo de mística para chegar a essa resultante matemática. A semeadura é livre, mas, a colheita é obrigatória. Todo corpo que tem uma ação, provoca uma reação. Duas simples frases, uma de conotação religiosa e outra acadêmica, que comprovam a afirmação acima. Milagres não existem, apenas merecimento. Humildemente, sou da opinião que a humanidade precisa adotar uma prática diferenciada, parar de pensar, sair do foco obsessivo, generalizar e ampliar. Estar aberta ao diferente, respeitar as diferenças e assim orquestrar, definitivamente, a direção para que a caminhada prossiga com exatidão, prazer e qualidade. 

Não é suficiente rezar ou frequentar as reuniões formais. É preciso sentir para viver, verdadeiramente, o que se teoriza, teme-se e ambiciona-se para conquistas pessoais futuras. È preciso, além de se olhar para fora, voltar-se para o interior, reconhecendo limitações e dissabores e o quanto isso influencia na própria rotina e na dos que estão à volta. Conhecer e criar saberes é fundamental, pois só assim à tão almejada consciência será conquistada. Mais do que isso, precisa-se amar verdadeiramente, acolhendo com vontade e reconhecendo a precisão do outro. É necessário alar de humildade, declinando-se, sem desqualificações. Ensinar sobre o egoísmo, afastando-se da soberania própria que nos é peculiar.

Dissertar sobre a fraternidade, abrindo de fato os braços para quem precisa, sem julgar nem mesmo avaliar, sem ter a expectativa da reciprocidade. É ser um agente direto do meio social, cobrando e lutando para que as iniquidades e os crimes contra a humanidade de fato não se concretizem. É fazer tudo isso dentro da nossa família, primeira e maior célula dessa sociedade e expandir-se para núcleos maiores de ação. Estar no novo é abri-se para transformar o velho que nos habita. Só assim, de fato, passaremos a indispensável era de transformações que nosso planeta e nossa individualidade solicitam. A redenção, gritada em verso e prosa, não será obtida se cada um de nós, partes desse grande todo, não nos dispusermos a cumprirmos a nossa missão, fazermos a nossa parte, e termos a efetiva noção de que somos partes ativas para a construção de um mundo melhor. O primeiro mundo a ser alterado, é nosso interior, só assim conseguiremos ofertar alguma coisa a alguém. Nenhum outro fará isso por nós, é uma tarefa intransferível. 

Peço meu mais sincero e profundo perdão por pensar e sentir assim. Não intenciono chocar e nem desdizer nada. Unicamente, proponho um novo pensar, uma nova postura ... acredito que, em síntese, desejo a todos nessa virada, somente uma verdade verdadeira. Uma busca de fato edificante, uma compreensão exígua de tudo aquilo que vários descendentes nos ensinaram. Um sentir sem profanações e nem disfarces, apenas o reconhecimento lógico, absoluto, isento da precisão de comprovações científicas e de páginas incalculáveis a cerca de tudo aquilo que precisamos e, de forma tão simples, pode ser efetivado, modificando na raiz a própria vida e a de muitos que nos acompanham. 

Que Deus abençoe a cada um, iluminando seus passos, suas mentes e corações, hoje e sempre. 
 
Clécio Carlos GomesCRP 12/01350 
Psicólogo especializado em Psicopatologia, Psicologia Clínica e 
Terapia Sexual (Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana - SBRASH).

Nenhum comentário:

Postar um comentário