quarta-feira, 13 de junho de 2012

Últimos dias para increver-se no Enem

Este ano o Exame Nacional do Ensino Médio acontece de 03 a 04 de novembro e as inscrições encerram no dia 15 de junho. Mas, muitas vezes a importância desta prova passa despercebida para os adolescentes e jovens, que tem que entender que precisam dedicar-se aos estudos desde a iniciação escolar e não apenas para " o dia do exame".

E, para aqueles que sonham e planejam fazer ensino superior e não tem condições financeiras de "bancar" os estudos, o Enem traz esta vantagem, pois se você obtiver sucesso na prova será mais fácil conseguir uma bolsa de estudos dentro dos programas do MEC com as Universidades.

Vale lembrar também que estudantes de escolas públicas são isentos da taxa de inscrição.


Finalidade do Enem
Banco de Imagens do Google

A finalidade primordial do Enem é a avaliação do desempenho escolar e acadêmico ao fim do ensino médio. As informações obtidas a partir dos resultados do Enem são utilizadas para acompanhamento da qualidade do ensino médio no País, na implementação de políticas públicas, criação de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do ensino médio, desenvolvimento de estudos e indicadores sobre a educação brasileira e estabelecimento de critérios de acesso do participante a programas governamentais. O Enem serve também para a constituição de parâmetros para a auto-avaliação do participante, com vistas à continuidade de sua formação e à sua inserção no mercado de trabalho.

 O Enem tem sido usado com sucesso como mecanismo de acesso à educação superior, tanto em programas do Ministério da Educação – Sisu e Prouni –, quanto em processos de permanência – Fies. Também tem sido utilizado em processos de governos estaduais e da iniciativa privada.

Como são as provas

O Enem é composto por quatro provas objetivas com 45 questões cada e uma redação.
Confira os dias da prova:

3 de novembro de 2012 (1º dia):
- Ciências Humanas e suas Tecnologias e;
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Tempo para a prova: 4h30

4 de novembro de 2012 (2º dia):
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e;
- Matemática e suas Tecnologias.
Tempo para a prova: 5h30

Fonte: http://enem.inep.gov.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário