terça-feira, 27 de março de 2012

Oficina de xadrez na sala do Instituto José Paschoal Baggio

A Fundação Municipal de Espote (FME) e o Instituto José Paschoal Baggio (IJPB) fecharam parceria para ensinar o xadrez. A primeira aula começa amanhã com o orientador Leonardo Fernandes Borges de 13 anos. As aulas e as inscrições são gratuitas

As aulas serão abertas ao público em geral e vão acontecer de segunda a sexta-feira em dois períodos, na sala “Gostar de Aprender” no Instituto José Paschoal Baggio. A oficina do Xadrez Lendo e Relendo/FME foi lançada ontem (26) e o professor Marcos Cordeiro vai coordená-la.

Além de Leonardo, Matheus Bonato Demertine, campeão dos Joguinhos Abertos, Felipe Garcia da Luz, Fernanda Fossa Dal Piva e Larissa Moretti Vieira e Guilherme Bastos todos campeões da Olesc e integrantes da equipe Lages Xadrez Clube/FME vão orientar os enxadristas repassando noções de estratégia, tática e básico ddo xadrez.

A parceria nasceu através da iniciativa do Instituto José Paschoal Baggio, propiciando à comunidade em geral espaço para exercitar seu intelecto e esportividade. “Uma atividade esportiva que vai desenvolver o cognitivo, a memória, o pensamento rápido e a tomada de atitude. Uma proposta de acordo com o que se realiza neste espaço em especial as atividades do Lendo e Relendo”, explica a gerente executiva do IJPB, Edite Moraes. Bárbara Zanoni será a assistente pedagógica de atividades. A gerente lembrou que estuda parcerias para a confecção de uma cartilha de xadrez que será distribuída gratuitamente para os participantes.

Num espaço amplo e na região central de Lages, a oficina irá atender alunos de todas as idades e condições sociais e físicas, que pretendem iniciar seus estudos em xadrez ou aprimorar-se. Inicialmente, os períodos de atendimento serão matutino e vespertino, mas há a possibilidade de se abrir aulas após as 18 horas. Para o técnico de Lages, Marco Cordeiro, a oportunidade é excelente, para aproximar ainda mais a comunidade lageana ao xadrez especialmente com aval de um Instituto do vulto do José Paschoal Baggio: “Poder contar com a parceria de uma entidade tão sólida e atuante na sociedade irá alavancar ainda mais nossa modalidade e o trabalho que desenvolve a FME”, analisa Marco, que há 18 anos é responsável pela Escolinha de Xadrez e das equipes da cidade.


Os horários

Os horários de funcionamento da oficinas serão os seguintes: Nas segundas e quartas das 9 às 11 horas serão destinadas para iniciantes; nas sextas pela manhã os veteranos poderão exercitar seus conhecimentos. Nas terças e quintas, das 14h às 15h30min, para o público geral. Nas segundas e quartas a partir das 16 horas, os veteranos voltam a ter vez nos tabuleiros.

Os interessados podem se inscrever gratuitamente pelo e-mail lendoerelendo@instituto.org.br ou pelo telefone: 3221-3377.


Seis orientadores e um batalhão de interessados

Os orientadores apostaram no projeto e estão ansiosos para o primeiro contato. Eles gostaram da iniciativa que vai agregar novos enxadristas. “Os antigos que não têm tempo de jogar vão com certeza se engajar ao projeto”, argumenta, Matheus Demertine lembrando que a Instituto será mais um polo na cidade que irá fortalecer a modalidade. Já o garoto Leonardo que vai vir às aulas na quarta-feira (18) não escondeu a felicidade de fazer parte de projeto.

Disse que é uma honra ter essa oportunidade e mais ainda por ser lembrado pelo professor Marco Cordeiro chamado carinhosamente pelos seus súditos de Marcão. “Espero que muitas pessoas procurem a oficina. Será o primeiro dia, mas nas semanas seguintes creio que as turmas aumentarão”, comenta o morador do bairro Sagrado Coração de Jesus.

Confira a matéria na íntegra no link do portal CL+

Fotos: Begair Godóy

Nenhum comentário:

Postar um comentário