terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Planejamento Escolar

Nesta época do ano muitos pais enfrentam um dilema, início do ano letivo. Gastos com material escolar, uniforme, livros... São algumas das preocupações.

Mas, com um bom planejamento tudo pode ser superado com tranquilidade e principalmente qualidade.

Leia artigo do site da UOL e faça o cálculo de gasto anual com a educação de seus filhos, o que segundo especialistas não deve ser mais do que 10% e 15% da renda familiar.

 
Planejar gastos com educação requer muita atenção e alguns truques na manga 

    Qual é a mãe ou o pai que não desejam uma boa educação para seus filhos? E, por isso, muitos deles optam por pagar uma escola particular, esperando que o investimento garanta um futuro melhor para as crianças. 
    Na maior parte do tempo, os pais pesquisam linhas pedagógicas para saber qual é mais adequada ao jeito de aprender do filho. A estrutura da escola (laboratórios, biblioteca e parquinhos) é visitada e os olhos são de lince. Se a família mora numa cidade grande, a localização da escola também é fator de importância.
    Alguns pais não observam os detalhes na hora de planejar financeiramente os custos escolares dos filhos. Investir em uma escola particular significa ter gastos que vão muito além da mensalidade. Por isso, os especialistas recomendam que os pais considerarem todos os custos requisitados pela instituição escolhida -- e, avaliem alternativas para manter a qualidade da formação do filho, gastando menos. 
    “É fundamental saber qual é a política de gastos da escola, seja com material, passeios, atividades extra-curriculares, uniforme, lanche. Só assim os pais têm condição de avaliar se podem ou não arcar com este investimento”, argumenta Marcos Crivelaro, professor de finanças da FIAP (Faculdade de Informática e Administração Paulista).

DICAS PARA ECONOMIZAR

MENSALIDADE: Veja se é possível conseguir algum desconto no pagamento da anualidade em uma única parcela (se você tiver esse montante para desembolsar, é lógico).

LANCHE E ALMOÇO: Sempre que possível, mande algo de casa. Além de mais barato, costuma ser mais saudável.

MATERIAL ESCOLAR: Pesquise e, se possível, compre fora da temporada de volta às aulas.

LIVROS DIDÁTICOS: Tente comprar livros de segunda mão.

UNIFORME: Se a escola exige uniforme, tente reciclar os conjuntos de um ano para o outro; caso contrário, separe algumas peças apenas para a criança ir para a escola.

TRANSPORTE ESCOLAR: É caro, mas depende do valor do tempo dos pais: "para um autônomo que trabalha por hora, o tempo gasto na locomoção do filho pode ser altamente prejudicável", comenta Dana.

RODÍZIO: Procure outras mães e outros pais da vizinhança e pratique carona solidária

Faça o cálculo acessando: 
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário